top of page

Aulas da rede pública estadual e municipal em Macapá irão retornar no dia 19 devido as chuvas registradas

  • Foto do escritor: Falando de Política
    Falando de Política
  • 19 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Com as fortes chuvas registradas nos últimos dias, as aulas na rede pública estadual e municipal que estavam previstas iniciar na última quinta-feira (15), foram adiadas para o dia 19 desse mês. A Prefeitura informou que as 71 famílias atingidas receberam cestas básicas, e continua com a ação para ajudar aqueles que precisam.


Foto: Divulgação Governo Amapá

Foto: Divulgação Governo Amapá


Na última quinta-feira (15), estava marcado no calendário escolar o retorno das aulas da rede pública de ensino do Estado do Amapá, mas devido as fortes chuvas registradas, o retorno das atividades foi adiada para o dia 19 de fevereiro, pois o município se encontra em situação de emergência com diversos registros de alagamentos em diferentes pontos da cidade.


A prefeitura afirmou através de uma rede social que o início das aulas foram adiadas para o dia 19 de fevereiro, devido as fortes chuvas. “Pais ou responsáveis! As aulas da rede municipal que iniciariam no dia 15 de fevereiro, serão adiadas para o dia 19 do mesmo mês. Devido as fortes chuvas as residências de alguns alunos foram atingidas e por isso a decisão foi necessária”, Afirmou, prefeitura do Amapá.


Doações

O Governo do Estado está realizando uma campanha de arrecadação de roupas, sapatos, eletrodomésticos e brinquedos para as famílias afetadas. As doações podem ser feitas no prédio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, localizado na rua São José, nº1570. E na Escola Reinaldo Damasceno, que fica na zona sul de Macapá.


O Governo informou ainda que aquelas pessoas que desejam realizar a doação, mas não conseguem se deslocar, é possível doar através de um número de telefone. “Para as pessoas que têm material para doação, mas não podem se deslocar até os pontos de arrecadação, basta entrar em contato com o número (96) 98403-0711 e informar o endereço para coleta dos itens. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres”, afirmou o Governo do Estado.


Decreto governamental

Em relação ao decreto de emergência e m Macapá, o Governo informou que obteve o reconhecimento federal, e que a medida permite intensificar as ações de suporte às famílias atingidas pela força do Rio Amazonas, na orla do Aturiá, na Zona Sul da capital.


O reconhecimento por parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional foi por meio de duas portarias assinadas pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, atestando a situação de emergência decretada pela Prefeitura de Macapá e pelo Governo do Amapá. A relativa publicada foi em relação a erosão da margem fluvial do Rio Amazonas na orla do Aturiá, na Zona Sul da cidade.


Os dois atos estão publicados no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento do Governo Federal, tanto o Estado do Amapá, quanto o município de Macapá, podem ter acesso aos recursos para o atendimento das situações emergenciais e ajuda humanitária.

コメント


bottom of page