Com alto casos de dengue, governador do Amapá decreta situação de emergência em Oiapoque
- Falando de Política
- 3 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Na última quinta-feira (02) o governador do Amapá, Clécio Luís, decretou situação de emergência em Oiapoque após o aumento elevado de casos de dengue, infecção viral causada pelo mosquito Aedes aegypti. O decreto foi assinado com reforço da ação integrada do Governo do Estado, foi acompanhada pelo senador Davi Alcolumbre, que atua para garantir assistência para população do município.

Foto: divulgação Fabiana Figueiredo/ Secom
A Prefeitura de Oiapoque solicitou o apoio ao Governo do Estado em razão das dificuldades de atendimento aos pacientes e de combate à dengue e outras arboviroses, que estão causando mais procura pelas unidades de saúde no município.
“Detectamos que o município tinha muitos problemas, além da dengue, tinha a situação de lixo acumulado, muitos buracos na cidade, então resolvemos montar uma força-tarefa para ajudar pelo período que for necessário. Tem reforço de exames, medicamentos, vacinas, operação de limpeza dos quintais e das ruas, capina, recuperação do asfalto, e assistência social através de kits de alimentos para indígenas, agricultores e também para os pacientes que precisarem. Estamos fazendo o nosso trabalho, mas é importante reforçar que contamos com a ajuda de cada morador para manter a cidade limpa”, afirmou o governador.
Atendimento
Oiapoque concentra uma grande incidência de casos de dengue, a maioria provocada pelo vírus D3 (dengue hemorrágica). De acordo com informações, um óbito foi registrado na segunda quinzena de janeiro. O estado não registrava óbitos pela doença desde o ano de 2019.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) irá reforçar com mais profissionais nas unidades de saúde, com envio de enfermeiros, técnicos e biomédicos, e mais medicamentos para abastecer a farmácia com analgésicos, antitérmicos, soro fisiológico e outros itens. Uma sala do Hospital Estadual de Oiapoque foi adaptada para funcionar como sala de observação de pacientes, com 10 leitos.
Vacinação
A vacinação foi intensificada no município pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), foram disponibilizadas mais doses de imunizantes contra a Covid-19 e a Influenza, além de consultas e procedimentos médicos. A agricultora Maria Dilva da Silva, de 58 anos, foi uma das imunizadas na ação. A agricultora tomou a 3ª dose contra a Covid-19, e ficou com a carteirinha atualizada fortalecendo a imunidade contra o vírus.
“Eu vi a movimentação aqui e entrei pra tomar minha 3ª dose. Ela é importante e nós temos que estar em dia com a carteirinha. Se vacinar é cooperar com todos, ainda mais eu que sou avó e amo meus netos, e também porque sou vendedora dos produtos do campo e preciso estar segura no contato com as pessoas”, comentou a agricultora do bairro Nova Esperança, de Oiapoque.
Commentaires