top of page

Confronto entre Garimpeiros e Polícia Federal em Humaitá (AM) resulta em 16 prisões

  • Foto do escritor: Falando de Política
    Falando de Política
  • 22 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura

A operação, que começou na última segunda-feira (19), visa desarticular o garimpo ilegal que tem devastado áreas no sul do Amazonas. Apesar dos confrontos, as autoridades continuam suas ações na região, destacando a necessidade de coibir a exploração ilegal que traz prejuízos ambientais e sociais significativos.

Imagem: reprodução da internet


Humaitá, 22 de Agosto de 2024 - Uma operação da Polícia Federal (PF) em Humaitá, no sul do Amazonas, desencadeou um confronto violento entre garimpeiros e agentes federais, resultando na prisão de pelo menos 16 pessoas nesta quarta-feira (21). A tensão começou após a PF, em conjunto com o Ibama e outros órgãos federais, iniciar uma série de ações para combater o garimpo ilegal na região. Em dois dias de operação, aproximadamente 200 dragas utilizadas na extração ilegal de ouro no rio Madeira foram destruídas.


A resposta dos garimpeiros foi imediata e violenta. Em represália às ações, manifestantes incendiaram pneus em frente a um porto privado na cidade e entraram em confronto direto com a tropa federal, utilizando rojões e pedras. A situação se agravou quando um grupo de garimpeiros tentou invadir a casa do prefeito de Humaitá, chegando a ameaçar incendiá-la.


A operação, que começou na última segunda-feira (19), visa desarticular o garimpo ilegal que tem devastado áreas no sul do Amazonas. Apesar dos confrontos, as autoridades continuam suas ações na região, destacando a necessidade de coibir a exploração ilegal que traz prejuízos ambientais e sociais significativos. A situação em Humaitá permanece tensa, com reforço policial no local para evitar novos ataques.


Com informações: BNC Amazonas

תגובות


bottom of page