top of page

Dengue no Acre: Vacinação é ampliada para os adolescentes de até 14 anos em 6 cidades

  • Foto do escritor: Falando de Política
    Falando de Política
  • 28 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Informações divulgadas através do boletim epidemiológico, atualizado no dia 26 de fevereiro, foram notificados cerca de mil casos de dengue no mês de fevereiro. A vacinação foi ampliada para as cidades da região do Baixo Acre.


Foto: Divulgação Semsa


RIO BRANCO- Na manhã da ultima segunda-feira (26), foi liberado a vacina contra a dengue para os adolescentes de até 14 anos que moram em cidades do Baixo Acre. De acordo com a Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre), foi divulgado uma logística de distribuição das vacinas que será feita pelas equipes do Programa Nacional de Imunização (PNI).


De acordo com informações, apenas 770 doses foram aplicadas nas 11 cidades de todo o Estado. A coordenadora do PNI, Renata Quiles, informou que os números de doses aplicadas foram baixos, e caso continue com a baixa procura enquanto houver estoque, eles irão sinalizar o Ministério da Saúde.


“Dado o número baixo de doses aplicadas até o momento e o grande estoque ainda existente nos municípios do Baixo Acre, estamos abrindo a vacinação para os adolescentes de 10 a 14 anos na regional do Baixo Acre. Se a procura continuar baixa, enquanto houver estoque, iremos sinalizar para o Ministério da Saúde formalizar uma solicitação de extensão da vacinação para as outras regionais de saúde do estado. Convocamos aos pais para que vacinem seus filhos e evitaremos, assim, casos graves da doença", afirmou, Renata Quiles.


Público-alvo

O público-alvo da campanha são as crianças de 10 e 11 anos. Os imunizantes foram liberados, e o esquema vacinal é composto por duas doses com o intervalo de três meses entre cada dose aplicada. A faixa etária do público-alvo no primeiro momento foi escolhida para concentrar o maior número de hospitalizações por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.


Vacinas

Cerca de 17 mil doses de vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde no último dia 13 de fevereiro. A capital acreana se encontra em situação de emergência por conta do alto número de casos de dengue em todo o Estado. Desde o dia 05 de janeiro, após o Estado registrar um aumento de 106% dos casos da doença.


Dados do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), informou que entre janeiro e o início de dezembro de 2023 foram notificados cerca de 5 mil casos de dengue em todo o Estado. Do número total, cerca de 3 mil foram positivos.

Comments


bottom of page