Em Brasília, a vacinação contra a dengue será ampliada para 12 anos a partir de abril
- Falando de Política
- 21 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirma que aguarda cronograma do laboratório Takeda para definir entrega de doses. Para as crianças receberem as doses de vacina, é necessário estarem acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Foto: Divulgação Agência Saúde/ Agência Brasília
Na manhã desta quarta-feira (21), o Ministério da Saúde afirmou durante o lançamento da campanha contra a dengue na Escola Sol Nascente, que as crianças com 12 anos começarão a serem vacinadas a partir de abril. Dependendo do número de doses disponíveis, a faixa etária pode ser estendida para o público de 13 anos.
“Teremos os 521 municípios, definidos pelo ministério como prioritários, até o final de março vacinando 10 e 11 anos. Nós dependemos do cronograma da empresa Takeda e acreditamos que, com a entrega deles final de março, começaremos a distribuir no início de abril, mais doses. Nós ainda não sabemos se iremos fazer 12 anos ou 12 e 13 anos, porque depende da quantidade que eles mandarem”, afirmou a secretária de Saúde e Meio Ambiente, Ethel Maciel.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, informou que aguarda a fabricante da Qdenga, a Takeda, enviar o cronograma com o número de doses que serão disponibilizadas. “A vacinação ocorreria independente do surto de dengue que estamos vivendo. E também, como tenho reiterado, é necessário situar a importância da vacina a médio e longo prazo, e a importância da prevenção hoje”, finalizo Nísia Trindade.
Para que a criança receba a dose da vacina, é necessário que esteja acompanhada do responsável, com documento de identificação e a caderneta de vacinação. Não é necessário agendamento. A vacina não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por vírus da imunodeficiência humana (HIV) sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e também pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula.
Comments