top of page

Governo do Amapá reforça orientação sobre cuidados com a saúde das crianças no período de volta às aulas

  • Foto do escritor: Falando de Política
    Falando de Política
  • 19 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Manter a caderneta atualizada, lavar as mãos, não compartilhar objetos como copos e garrafas, dentre outros cuidados com a higiene, são atitudes indispensáveis principalmente durante o período de chuvas.



Imagem: Reprodução internet


O inverno amazônico, conhecido popularmente, é o período mais chuvoso do ano que acontece de novembro a maio. Com o início das aulas se aproximando, o Governo do Estado do Amapá tem orientado os pais e os responsáveis com alguns cuidados para evitar o adoecimento e infecções nas crianças, e a importância da caderneta de vacinação atualizada.


Um dos principais pontos destacados pelo Governo do Estado, é a vacinas contra a Covid-19 e Influenza, que estão disponíveis nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pelo município. A partir do momento que as crianças são imunizadas, elas ficam mais protegidas neste período do inverno amazônico, como explica a coordenadora Estadual de Imunização, Maria Angélica.

“A vacinação é a única forma de prevenção e redução dos casos das doenças respiratórias, como a Covid-19, que pode causar uma infecção respiratória grave e morte de crianças menores de 5 anos, principalmente, as menores de 1 ano de idade. O mesmo vale para Influenza, que pode ser perigosa nesse público. O simples fato de vacinar contra a gripe tende a impedir o agravamento para a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que pode ser transmitida para adultos e idosos", disse Angélica.


Os pais podem também instruir os filhos a seguirem alguns hábitos, como lavar as mãos ou utilizar álcool em gel, não compartilhar objetos como copos e garrafas, ensiná-los a fazer a higienização correta, principalmente após tossir, espirrar e antes de se alimentar.


Em caso de sintomas de síndromes gripais como coriza, cansaço e febre, recomenda-se que não permita que a criança vá para a escola, tanto para que ela tenha uma boa recuperação, quanto para preservar a saúde dos alunos da instituição.


É recomendável nos casos de apresentação de sintomas mais leves de resfriados, levar o paciente para uma UBS para observação de um profissional de saúde.Caso a criança apresente sintomas mais graves, é necessário levar a criança ao pronto atendimento infantil. Sinais persistentes de três dias ou mais de febre, quando a criança não se alimenta ou tem risco de desidratação, tosse com cansaço, desconforto respiratório, chiado no peito e gemidos são sintomas de agravamento. Para os bebês de até três meses, quadros de febre também precisam de um acompanhamento médico.

Comments


bottom of page