top of page

Governo Lula apresenta nova proposta de reajuste salarial para funcionários de agências reguladoras

  • Foto do escritor: Redação Falando de Política I Brasil
    Redação Falando de Política I Brasil
  • 30 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Os novos percentuais propostos são: um reajuste de 14,4% para o Plano Especial de Cargos, que inclui funcionários mais antigos provenientes de órgãos anteriores às agências, e um aumento de 23% para os funcionários de carreira, que ingressaram por meio de concurso público. As propostas anteriores eram de 13,4% e 21,4%, respectivamente.

Imagem: reprodução da internet Brasília, 30 de Julho de 2024 - O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou uma nova proposta de reajuste salarial aos funcionários das agências reguladoras em uma reunião realizada nesta segunda-feira (29). O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) aumentou os percentuais oferecidos em 11 de julho, que haviam sido rejeitados pela categoria. No entanto, o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) declarou que a proposta ainda é insuficiente.


A decisão sobre aceitar ou não a nova oferta será tomada em uma assembleia-geral do sindicato, que ainda será agendada. No entanto, a tendência é de recusa por parte dos trabalhadores. Os novos percentuais propostos são: um reajuste de 14,4% para o Plano Especial de Cargos, que inclui funcionários mais antigos provenientes de órgãos anteriores às agências, e um aumento de 23% para os funcionários de carreira, que ingressaram por meio de concurso público. As propostas anteriores eram de 13,4% e 21,4%, respectivamente.


A reunião desta segunda-feira foi a quinta realizada pelo MGI com os funcionários das agências reguladoras. Durante as negociações, servidores das 11 agências reguladoras federais realizaram uma manifestação em frente ao prédio do ministério em Brasília. O protesto contou com faixas, buzinaços e encenações para chamar a atenção para suas demandas. O desfecho dessas negociações será crucial para definir a relação entre o governo e os funcionários das agências reguladoras, cujas atividades são essenciais para a fiscalização e regulamentação de diversos setores no país.

Bình luận


bottom of page