top of page

Governo planeja lançar rota de integração Sul-Americana antes da COP-30

  • Foto do escritor: Redação Falando de Política I Brasil
    Redação Falando de Política I Brasil
  • 3 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Tebet informou que já discutiu os detalhes com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a Receita Federal, e visitou Tabatinga para avaliar um prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que pode ser utilizado pela Receita Federal.

Imagem: reprodução da internet Amazonas, 03 de Julho de 2024 - A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou que o governo pretende inaugurar uma rota de integração sul-americana antes da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém, Pará, em novembro de 2025. A rota ligará Manaus a portos no Pacífico, incluindo Tumaco na Colômbia; Manta e Guayaquil no Equador; e Paita e Chancay no Peru.


Tebet destacou que a rota é a mais sustentável ecologicamente, sendo toda hidroviária no trecho brasileiro. Ela mencionou que a infraestrutura da rota já está pronta, faltando apenas a dragagem do rio Solimões entre Manaus e Tabatinga, onde será instalada uma alfândega da Receita Federal. Esse trabalho de dragagem está atualmente em execução.


O anúncio foi feito durante uma audiência conjunta das comissões de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional do Senado, onde a ministra também destacou a importância estratégica da rota devido à construção do porto de Chancay no Peru, financiado pela China. O porto deve ser inaugurado em novembro deste ano e é considerado o maior investimento chinês na América do Sul.


Tebet informou que já discutiu os detalhes com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a Receita Federal, e visitou Tabatinga para avaliar um prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que pode ser utilizado pela Receita Federal. "Estamos prontos para inaugurar essa rota na COP-30", afirmou a ministra, enfatizando o potencial da nova rota para facilitar o comércio e a logística na região.

Comments


bottom of page