Município do Amapá lidera aplicação de vacinação contra Covid-19 e Influenza
- Falando de Política
- 23 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Governo do Estado intensificou a campanha para reforçar a imunização da população, e se estenderá até o dia 29 de fevereiro.

Foto divulgação GEA/ Israel Cardoso
De acordo com dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o município de Tartarugalzinho, localizado a 230km da capital do Amapá, lidera o ranking de vacinação contra a Influenza com mais de 71% da população imunizada. A capital do Amapá imunizou 53% dos moradores contra a Covid-19. Apesar do número, nenhuma região ultrapassou os índices de 90% da cobertura vacinal.
No geral, o Amapá apresenta baixa adesão para a cobertura nas doses de reforço da Covid e Influenza. A vacina é o método mais seguro para conter os vírus, especialmente no período de inverno amazônico onde acontece o aumento de doenças respiratórias.
A coordenadora estadual de Imunização da SVS, Maria Angélica, disse que eles buscam estratégias para que o maior número de pessoas seja vacinadas "As estratégias de imunização buscam ir de casa em casa, principalmente no interior do estado, buscando os não vacinados em comunidades ribeirinhas. Com isso, os municípios passam a ser referência, no entanto, vale destacar que a vacinação precisa avançar ainda mais”, afirma a coordenadora.
Público-alvo
De acordo com informações, as crianças de 6 meses a 5 anos ainda estão com baixo índice de adesão à vacina da Covid, mas são prioridade na campanha. Todas as salas de imunização dos municípios foram abastecidas pelo Governo do Estado. A estratégia é uma forma de diminuir a propagação dos vírus, e auxiliar na redução dos impactos no sistema de saúde.
Os dados do Sistema de Vigilância em Saúde mostram que de janeiro de 2021 a janeiro de 2024 apenas 7,1% do público infantil de 6 meses a menores de 3 anos havia recebido as três doses de vacina contra a doença, enquanto crianças de 3 a 4 anos representam 8,7% do público com o esquema de vacinação completo. Entre crianças de 5 a 11 anos, a cobertura vacinal com três doses representa 14,8%.
Ampliação da vacinação
Desde a última quinta-feira (18), a vacinação contra a gripe no Amapá foi estendida para todos os públicos. O Ministério da Saúde, em conjunto com a SVS, garantiu que serão distribuídas nos municípios 135.770 doses do imunizante contra a doença conforme a demanda.
A ideia da mobilização é fortalecer a imunização dos amapaenses durante o inverno amazônico. A campanha de vacinação irá se estender até o dia 29 de fevereiro.
Comments