top of page

Mês de Janeiro marca o início do inverno amazônico e a Semsa do Amapá orienta a população em casos de doenças respiratórias

  • Foto do escritor: Falando de Política
    Falando de Política
  • 9 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferece 05 Unidades Básica de Saúde (UBS),

com atendimento de urgência e emergência para a população.


De acordo com a Semsa, os três primeiros meses do ano são considerados os meses com um grande porcentual de adoecimento viral, e a estação facilita o aumento da transmissão de vírus da gripe como o Covid-19, Influenza, dentre outras. (imagem: Semsa)


O início de 2024 marca também a chegada do inverno amazônico ao Amapá, após o período de estiagem prolongada que atingiu o estado desde agosto de 2023. Segundo o Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológicas (Iepa), o mês de janeiro terá um número maior de concentração de chuvas, quando comparado ao mês de dezembro. É esperado um acumulado total entre 160 e 260 mm de chuvas, com uma média diária variando entre 20 e 55 mm.


A Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa) alerta a população para cuidados com as doenças respiratórias durante o período chuvoso que o estado está passando. A previsão da chuva é que dure até o mês de março. De acordo com a Semsa, os três primeiros meses do ano são considerados os meses com um grande porcentual de adoecimento viral, e a estação facilita o aumento da transmissão de vírus da gripe como o Covid-19, Influenza, dentre outras.


A Semsa reforça ainda, se a pessoa notar os primeiros sintomas, é necessário ficar atento e tomar as medidas de proteção: uso de máscara, álcool em em gel, ou higienizar as mãos com água e sabão, coveiro nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Caso os sintomas como febre, dor no corpo, coriza, ou tosse persistam, e indicado que o paciente procure uma das Unidades Básicas de Saúde de Macapá. 

A gestão municipal oferece 5 UBS (Unidade Básica de Saúde) com atendimento de emergência e urgência Marcelo Cândia, Perpétuo Socorro, Marabaixo, Fazendinha, e a Unidade Pronto Atendimento (UPA) do  Buritizal. São disponibilizadas mais de 23 salas de vacinas, funcionando durante toda a semana, de 08h às 17h.


Comments


bottom of page