Seduc abre matrículas para a 1ºescola bilíngue na capital do Tocantins
- Falando de Política
- 17 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
A iniciativa integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), voltado para o aprimoramento da infraestrutura tecnológica e promoção da inclusão nas instituições de ensino da rede estadual e municipal.

imagem: reprodução da internet
A iniciativa integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), voltado para o aprimoramento da infraestrutura tecnológica e promoção da inclusão nas instituições de ensino da rede estadual e municipal. O objetivo principal é realizar investimentos significativos nesses setores, visando aprimorar o ambiente educacional e proporcionar avanços no campo da tecnologia nas escolas.
A Secretaria Estadual de Educação iniciou, nesta quarta-feira (11), o período de matrículas para a primeira Escola Bilíngue com aulas ministradas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e português na rede estadual de ensino. As inscrições permanecerão abertas até o dia 26 de janeiro.
Como parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que visa investir em tecnologia e inclusão nas escolas da rede estadual e municipal, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) fornecerá transporte escolar para os alunos que residem na zona semiurbana e rural da capital.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que a escola irá contribuir para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e acadêmicas de maneira mais eficaz, promovendo a inclusão e garantindo acesso equitativo à educação, oferecendo aos alunos uma educação bilíngue inclusiva.
A diretora de Educação Inclusiva e Acessibilidade da Seduc, Paola Regina Martins Bruno, explicou que a escola segue as recomendações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que preconiza a educação bilíngue de surdos em escolas bilíngues, classes bilíngues ou escolas inclusivas bilíngues de surdos.
A matrícula deve ser realizada presencialmente na unidade escolar, localizada na Quadra 303 Norte (Arno 31), Apm 07, Alameda 11, na antiga Escola Estadual Criança Esperança. Para garantir a vaga, o estudante com mais de 18 anos ou seu responsável legal deve apresentar os documentos necessários, incluindo certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar, carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante de serviço militar, cartão de vacinação, cartão do SUS, cartão do NIS (para quem recebe benefício social do Governo Federal), uma foto 3x4 atual, e, no caso de estudantes da Educação Especial, laudo médico.
Comments