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Seduc divulga cronograma de matrículas para novos estudantes das escolas estaduais

  • Foto do escritor: Falando de Política
    Falando de Política
  • 24 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura


Pará, 24 de Dezembro de 2023 -O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou que o período de matrículas para 2024 para novos estudantes, ou seja, aqueles que ainda não fazem parte da rede estadual de ensino, começa em 6 de janeiro. O processo de inscrição segue até o dia 14 de janeiro e deve ser realizado exclusivamente através do site de matrículas desenvolvido pela Seduc.


O processo de matrícula está aberto para estudantes de todos os níveis e modalidades de ensino básico, incluindo escolas estaduais e tecnológicas do Pará. Estudantes que já fazem parte da rede estadual de ensino terão suas rematrículas processadas automaticamente pelas escolas onde estudam.

Para realizar a matrícula, responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos precisam se cadastrar no site da Seduc, fornecendo o número do CPF e seguindo as instruções subsequentes. O site também disponibiliza um manual para auxiliar no preenchimento dos dados. A partir do dia 26 de dezembro, os estudantes da rede já poderão solicitar transferências entre escolas estaduais através do mesmo sistema.


Além disso, a Seduc implementou um sistema integrado para facilitar a transição de alunos das redes municipais para as escolas estaduais. Esse sistema já está em funcionamento desde o início de dezembro, em colaboração com as secretarias municipais de educação que aderiram ao programa.

O cronograma de matrículas para novos alunos é segmentado por datas e grupos específicos. De 6 a 8 de janeiro, as matrículas estarão abertas apenas para novos estudantes com deficiência. Nos dias 9 e 10 de janeiro, as inscrições serão para novos alunos do ensino fundamental I e EJA fundamental I e II. Nos dias 11 e 12, serão para o ensino fundamental II e EJA fundamental, terceira e quarta etapas, e nos dias 13 e 14, para o ensino médio e EJA médio, primeira e segunda etapas. A confirmação da matrícula e a entrega dos documentos necessários devem ser feitas presencialmente na escola escolhida, dentro de um prazo de 72 horas.


Os documentos requeridos para a entrega na escola incluem CPF do aluno, certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar original ou ressalva, comprovante de residência, duas fotos 3x4 recentes e, para alunos do ensino médio, o certificado de conclusão do ensino fundamental.

O cronograma completo de matrículas para novos alunos inclui ainda os pedidos de transferência entre escolas da rede estadual, a partir de 26 de dezembro de 2023.

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